por Agnaldo Marques – O Hospital das Clínicas (HC), da Universidade de São Paulo (USP), realiza pesquisas sobre os abusos sexuais contras crianças. O estudo revela que o combate e a prevenção precisam ser feitas, principalmente, dentro de casa. Em cada 10 crianças que são vítimas, quatro foram agredidas pelo próprio pai e três pelo padrasto.

O estudo foi feito com a análise de 205 casos de abusos a crianças ocorridos entre 2005 e 2009. Todas as vítimas receberam acompanhamento psicológico no HC e tiveram seu perfil analisado pelo Programa de Psiquiatria e Psicologia Forense (Nufor) do hospital.

Segundo o psicólogo e coordenador da pesquisa, Antonio de Pádua Serafim, em 88% dos casos de abuso infantil, o agressor faz parte do círculo de convivência da criança.

A pesquisa ainda revela que o pai (38% dos casos) é o agressor mais comum, seguido do padrasto (29%). O tio (15%) é o terceiro agressor mais comum, antes de algum primo (6%). Os vizinhos são 9% dos agressores e os desconhecidos são a minoria, representando 3% dos casos.

Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O Dia 18 de Maio é marcado para a conscientização e mobilização da sociedade. O objetivo da data é sensibilizar e convocar a sociedade para o enfrentamento do problema. No Paraná, serão realizados eventos macro-regionais, em Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu, para o lançamento oficial do Plano Estadual de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes (programação abaixo). O documento foi elaborado de forma coletiva, por entidades da sociedade civil e representantes do governo do Estado que compõem a Comissão Estadual Interinstitucional de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes. O objetivo do Plano é nortear ações e estratégias de prevenção e redução de violência em todo o estado.

Em Apucarana

Segundo o site da prefeitura de Apucarana, em pesquisa junto ao Conselho Tutelar, toda a semana, em média, quatro casos de violência sexual contra menores chegam ao Conselho. Com a meta de alertar a comunidade para a importância da proteção e também da denúncia, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18 de maio – fomentou uma série de eventos em Apucarana. Na noite de terça-feira aconteceu o I Encontro Municipal de Combate à Violência Infanto-Juvenil e, na tarde desta quarta-feira (18/05), o II Fórum sobre Políticas Públicas da Criança e do Adolescente de Apucarana.

Disque Denúncia

Em uma pesquisa feita junto a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, foi revelado que entre 2003 e o último mês de março de2011, 52 mil denúncias de violência sexual (abuso e exploração comercial) contra crianças e adolescentes de todo o país. As denúncias foram feitas pelo telefone do Disque Denúncias 100. As ligações são gratuitas e não se exige identificação.

Leia mais

www.observatoriodainfancia.com.br/IMG/pdf/doc-231.pdf

http://www.crianca.caop.mp.pr.gov.br/

Assista

Vídeo Institucional da ABRAPIA. O telefone 0800-990-500 foi substituído pelo número 100, que é operacionalizado pelo Governo Federal, desde 2003.