A partir de 11 de outubro, série de reuniões dedicadas à fé e à reflexão sobre os documentos do concílio

ASSIS, sábado, 13 de outubro de 2012 (ZENIT.org) – Com a carta apostólica Porta Fidei, de 11 de outubro de 2011, o papa Bento XVI proclamou o Ano da Fé que terá início em 11 de outubro próximo, data do cinquentenário da abertura do concílio Vaticano II, e terminará em 24 de novembro de 2013, na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo.

O Santo Padre escreve na Porta Fidei: “Eu senti que começar o Ano da Fé no quinquagésimo aniversário do concílio Vaticano II pode ser uma boa oportunidade para compreender que os textos legados pelos padres conciliares, nas palavras do beato João Paulo II, ‘não perdem o seu valor nem a sua riqueza’. Eles precisam ser lidos corretamente, ser amplamente conhecidos e assimilados como textos qualificados e normativos do magistério, no âmbito da Tradição da Igreja…”.

“Eu sinto, mais do que nunca, o dever de apontar o concílio como a grande graça dada à Igreja no século XX: ele oferece uma bússola segura para nos orientar no século que está começando”. Eu também tenho a intenção de enfatizar fortemente o que afirmei sobre o concílio poucos meses depois da minha eleição como Sucessor de Pedro: “Se nós o interpretarmos guiados por uma hermenêutica correta, ele pode ser e se tornar, cada vez mais, uma força poderosa para a sempre necessária renovação da Igreja”.

O santuário da Porciúncula, com a colaboração da Fraternidade Franciscana Secular de Santa Maria dos Anjos, quer acolher o convite do Santo Padre refletindo mais uma vez sobre as palavras do concílio, que tanto renovaram o estilo da Igreja e alimentaram a nossa fé.

Em 11 de outubro, portanto, uma reflexão teológica abrirá uma série de reuniões dedicadas à fé e a refletir sobre os documentos do concílio, a ser realizadas na tarde de domingo, na sala do refeitório da Porciúncula. Ainda em 11 de outubro, acontecerá um momento significativo de oração diante da Porciúncula para confiar ao Senhor toda a Igreja neste Ano da Fé. Os encontros serão abertos a todos.