São Juan Diego Cuauhtlatoatzin foi o vidente e mensageiro da Virgem de Guadalupe. Além de ser um exemplo de humidade, também é de obediência e caridade.

 

São Juan Diego
São Juan Diego

Juan Diego, o macehual

O Nican Mopohua, texto que narra as aparições da Virgem de Guadalupe, apresenta a Juan Diego como “um macehual”, isto é na língua náhuatl um homem do povo simples e pleno, sem nobreza, de riqueza ou poder. Juan Diego foi um homem de trabalho diário e duro e, ao mesmo tempo, sabia ser um homem de oração. Quando a Virgem Maria de Guadalupe apareceu a ele, quando ia de caminho ao templo para escutar a Santa Missa e receber a formação cristã. Portanto, podemos dizer que Juan Diego vivia sua vida com integridade, segundo permitia sua situação.

As virtudes de São Juan Diego

Certamente, Juan Diego possuía virtudes das que devemos aprender. Primeiramente vemos que era disciplinada, pois se levantava cedo para ir aos ofícios divinos e o catecismo. Esta disciplina o ajudou no encontro da Virgem Maria, pois uma vez que recebeu a mensagem da Virgem, Juan Diego não desistiu de sua missão até que o levou ao Bispo Freiy Juan de Zumárraga.

Igualmente, Juan Diego é um exemplo de humildade, pois esperou pacientemente a que o bispo escutara sua mensagem. Tendo em conta a autoridade que a Virgem Maria lhe conferia, não pesou em abandonar sua missão, mas esperou para completa-la.

Aprendamos com São Juan Diego as virtudes que podem melhorar a nossa vida, que podem nos aproximar de nossa família e que podem nos predispor a um melhor aproximação de Deus através de sua Mãe, Nossa Senhora de Guadalupe.