Medellín – Colômbia (Quinta-feira, 13-12-2012, Gaudium Press) Cinco são os caminhos que percorremos durante o Advento: Crescer na fé, construir a reconciliação, impulsionar a justiça e a solidariedade, abrir espaço para a esperança e seguir o exemplo de Maria. Esta é a mensagem que Dom Ricardo Tobón Restrepo, Arcebispo de Medellín, dirigiu aos fiéis de sua diocese como preparação ao Natal.

dom_ricardo_tobon_restrepo.jpg

Na mensagem, intitulada “Caminhemos à luz do Senhor”, o prelado colombiano oferece algumas pautas para que os católicos e pessoas de boa vontade se preparem o nascimento de Jesus. Praticar estes cinco passos que, segundo Dom Ricardo, “são indispensáveis para nossa vida pessoal e para o bem estar da sociedade”, ajudarão para que haja uma resposta “à vocação que recebemos”, assim como para “animar os passos dos que nos acompanham pela vida”.

Abaixo expomos os cinco caminhos do Advento propostos pelo Arcebispo de Medellín:

1. Crescer na Fé: não se pode dizer que se caminha de verdade sem a segurança que Deus dá. Deus não é nosso adversário. Somente a partir de Deus tudo se esclarece e se faz possível. Por isso é necessário converter-se, deixar que Deus nos sane e encha de alegria nosso coração. O Advento é um tempo de profunda renovação interior.

2. Construir a reconciliação: Se a paz não começa em nosso coração e em nossa casa, não começa em nenhuma parte. O advento nos oferece a ocasião de um encontro pessoal e íntimo com Deus que nos leva a viver o amor, quer dizer, a passar da morte à vida.

3. Impulsionar a justiça e a solidariedade: Não se entende como podemos compartilhar nossa fé cristã com o egoísmo e a iniquidade social em que vivemos. Não podemos permitir que este tempo esteja marcado por excessos na comida, por abuso do licor, por desperdício nos presentes para alguns e fome e sofrimento para outros. Devemos despertar ao essencial e atuar com coerência. Este é um tempo para compartilhar.

4. Abrir espaço à esperança: O advento nos faz olhar para o verdadeiro futuro. Não podemos estar dormindo na superficialidade. Não podemos contentar-nos com uma tranquila mediocridade. É preciso trabalhar, como diz São Paulo, pelos “bens de cima”. Nosso dever é vigiar para reconhecer os sinais do Senhor que chega. Esta atitude vence toda angústia e todo temor; nos enche de vigor e de gozo no caminho.

5. Seguir o exemplo de Maria: Ela é a pessoa que melhor viveu o Advento. Ela nos ensina a acolher a vinda íntima de Deus à nossa vida. Ela realizou com fidelidade tudo o que Deus lhe pedia ao serviço dos demais. Vivamos este tempo com os sentimentos que ela expressou em seu Magníficat e que é um verdadeiro canto da fé, da solidariedade, da alegria e da esperança. (EPC/GPE)

Com informações da Arquidiocese de Medellín.