Adorar a Cristo Eucarístico é um encontro pessoal com Cristo Ressuscitado

eucaristia1. A Eucaristia é Crismo mesmo, de carne e sangue, corpo e alma, divindade e humanidade, que, fiel a sua promessa, está sempre ao nosso lado como Bom Pastor.

2. É um diálogo com uma Pessoa que nos escuta e fala conosco, em nossas circunstancias atuais, dá-nos respostas e ensina-nos a viver bem. Desfrutamos os momentos de solidão e intimidade com aqueles a quem mais queremos, cremos que por isso desfrutamos ambos destes momentos junto a Cristo Eucaristia. Assim o descreve Bento XVI: “Na vida atual, muitas vezes, agitada e dispersiva, é mais importante que nunca recuperar a capacidade do silêncio interior e de recolhimento: a adoração eucarística permite-nos fazer, não só em torno ao Eu, mas também em companhia do Tu pleno de amor que é Jesus Cristo…” (Bento XVI, Ângelus 10/06/2007).

3. É viver a experiência do Amor de Deus, que nos olha e alimenta-nos, e é uma oportunidade para corresponder ao Seu amor oferecendo-Lhe amor, companhia, reparação. Estar com Cristo Eucarístico é doação mútua em união contemplativa: quanto mais o vejo, mais conquista meu coração e mais necessidade eu sinto de que outros muitos o conheça e o ame. “Para comunicar verdadeiramente com outra pessoa devemos conhecê-la, saber estar em silêncio próximo dela, escutá-la, vê-la com amor. O verdadeiro amor e a verdadeira amizade vivem sempre desta reciprocidade de olhares, de silêncios intensos, eloquentes, plenos de respeito e veneração, de forma que o encontro se viva profundamente, de modo pessoal e não superficial. E, lamentavelmente, se falta esta dimensão, inclusive a mesma comunhão sacramental pode chegar a ser, por nossa parte, um gesto superficial” (Bento XVI, Corpus Christi, 07/06/12).

4. É conhecer interiormente o Coração de Jesus, cada vez de modo mais pessoal e profunda, introduzindo-se na ferida de Seu lado traspassado; é acolher o amor do Pai que me envia a Seu Filho; é gozar a ação do Espírito Santo que O revela-nos de modo pessoal e sempre novo.

5. É transforma-se com Ele. Quando contemplamos a Eucaristia e alimentamo-nos dela, com fé e amor, a graça nos transforma, fazendo-nos, pouco a pouco, mais semelhante a Cristo, que é Caminho que recorremos, Verdade que é substancia dos nossos pensamentos, Vida que nos encoraja a minha como a fonte o manancial. “Não sou eu, mas é Cristo que vive em mim” (Gal 2,20). “Na Eucaristia, Cristo está realmente presente entre nós. Sua presença não é estática. É uma presença dinâmica que nos assimila a Ele, o centro é Cristo que nos atrai até si, faze-nos sair de nós mesmos para fazer de nós uma só coisa com Ele” (Bento XVI, Ângelus, 25/08/05).

Poderíamos dar mais razões, mas aqui há algumas que parecem evidentes e que extraímos do que as pessoas comentam e da nossa própria experiência ante o Santíssimo exposto.

Cristo Eucarístico está ao alcance de todos, a qualquer hora; quer ajudar-nos a rezar melhor, a melhorar nossa comunicação com Ele. Basta irmos busca-lo e passar saborosos momentos ao seu lado. Quanto mais o fazemos, mais aprendemos e mais O desfrutamos.