coracaotesouro

«ao que acumula tesouros para si não é rico aos olhos de Deus»

 PRIMERA LEITURA: Sabedoria 18, 6-9
SALMO RESPONSORIAL: Salmo 32, 1.12-22
SEGUNDA LEITURA: Hebreus 11, 1-2.8.19

Invocação ao Espírito Santo:

Vem Espírito Santo, vem a nossa vida, a nossos corações, a nossa consciência.
Move nossa inteligência e nossa vontade para entender o que o Pai quer nos dizer através de seu Filho Jesus, o Cristo.
Que tua Palavra chegue a toda nossa vida e se faça vida em nossos corações.
Amém.

 TEXTO BÍBLICO: Lucas 12,32-48.

32Não tenhais medo, pequenino rebanho, pois foi do agrado do vosso Pai dar-vos o Reino!

33Vendei vossos bens e dai esmola. Fazei bolsas que não fiquem velhas, um tesouro inesgotável nos céus, onde o ladrão não chega nem a traça rói.

34Pois onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

35Tende os rins cingidos e as lâmpadas acesas.

36Sede semelhantes a homens que esperam seu senhor voltar das núpcias, a fim de lhe abrirem, logo que ele vier e bater.

37Felizes os servos que o senhor, à sua chegada, encontrar vigilantes. Em verdade vos digo, ele se cingirá e os colocará à mesa e, passando de um a outro, os servirá.

38E caso venha pela segunda ou pela terceira vigília, felizes serão se assim os encontrar! 39Compreendei isto: se o dono da casa soubesse em que hora viria o ladrão, não deixaria que sua casa fosse arrombada.

40Vós também, ficai preparados, porque o Filho do Homem virá numa hora que não pensais”.

41Então Pedro disse: “Senhor, é para nós que estás contando essa parábola ou para todos?”

42O Senhor respondeu: “Qual é, então, o administrador fiel e prudente que o senhor constituirá sobre o seu pessoal para dar em tempo oportuno a ração de trigo?

43Feliz aquele servo que o senhor, ao chegar, encontrar assim ocupado!

44Verdadeiramente, eu vos digo, ele o constituirá sobre todos os seus bens.

45Se aquele servo, porém, disser em seu coração: ‘O meu senhor tarda a vir’, e começar a espancar servos e servas, a comer, a beber e a se embriagar,

46o senhor daquele servo virá em dia imprevisto e em hora ignorada; ele o partirá ao meio e lhe imporá a sorte dos infiéis.

47Aquele servo que conheceu a vontade de seu senhor, mas não se preparou e não agiu conforme sua vontade, será açoitado muitas vezes.

48Todavia, aquele que não a conheceu e tiver feito coisas dignas de chicotadas, será açoitado poucas vezes. Àquele a quem muito se deu, muito será pedido, e a quem muito se houver confiado, mais será reclamado.

BIBLIA DE JERUSALÉM

 

1.- LECTURA: Que diz o texto?

Estudo Bíblico

Sb 18,6-9; Lc 12,32-48

Podemos pensar que a relação entre a primeira leitura e o Evangelho está no tema de mostrar a confiança, esperando nas promessas de Deus. O Livro da Sabedoria contém uma grande reflexão sobre a Páscoa, isto é, a salvação do povo de Deus da escravidão do Egito, o que constitui a metade do livro. Israel se diferenciava dos egípcios; conhecia ao verdadeiro Deus, e estava na luz, enquanto que a escuridão cobria os demais da terra do Egito: “somente sobre eles se estendia a pesada noite, imagem da escuridão que os esperavam receber. Embora eles mesmos eram mais pesados que a escuridão”(Sb 17,21). E os israelitas esperavam a salvação e em segredo ofereciam sacrifícios, e assim cumpriam a lei.

Cristo no evangelho nos pede que vigiemos, depois de nos admoestar a não ter medo, porque o Pai é feliz em nos dar o Reino. Devemos acumular tesouros no céu, tesouros de boas obras e, especialmente, de esmolas, tesouros que estarão seguros de roubo e da traça. Devemos manter seguro nosso coração, onde o tesouro de buscar o Reino e sua justiça está, preparados para o regresso do Senhor cuja hora não se sabe sejamos como Jose, no Livro do Gênesis, que sendo fiel durante o exílio do Egito e resistindo a todas as tentações, foi elevado a ser o número dois do reino, distribuindo comida a todos como senhor e dono. Não caiamos na tentação ou no tédio, pelo aborrecimento, começando a nos embriagar e a atacar aos outros com nossas palavras ou com nossas próprias mãos; a palavra orgia parece vir da mesma raiz que ira (em grego: orgue). A embriaguez dá lugar a ira (Eclo 31,30) e a toda classe de devassidão (Rm 3,13; Gl 5,21), e nos faz perder o sentido de espera da vinda do Senhor, que pode ser em qualquer momento.

Preste atenção! O Senhor é nosso amigo. Os amigos pensam um do outro e não se desentendem um com o outro. Falando dos pecados involutarios, Santo Tomás de Aquino no ensina que estes machucam o coração do nosso Senhor, e que não vale dizer “desculpa-me, sinto muito”. Paramos de prestar atenção em Deus quando estamos absorvidos em nós mesmos, como o rico do domingo passado. Logo o amigo de Deus, o servo fiel, poderá entrar ao grande banquete de alegria da salvação quando o Senhor esperado regressar.

Reconstruindo o texto:

  1. Como começa o texto? Quem se dirige a Jesus? O que lhe pergunta?
  2. Qual a resposta de Jesus a esta pessoa?
  3. O que acrescentou Jesus para todos os que escutavam? Qual é a exortação?
  4. Com que parábola Jesus finaliza este comentário?
  5. Como Jesus conclui?

2.- Meditação: (O que me diz ou nos diz Deus neste texto?)

Façamos mais algumas perguntas para nos aprofundar mais nesta Palavra de Salvação.

  1. Na verdade, onde está o nosso tesouro? Onde temos depositado nossa confiança?
  2. Como levo minha vida com respeito aos bens materiais? As coisas que eu tenho está ao serviço do Reino de Deus? Sou generoso com o que tenho?
  3. O Senhor disse: “onde está o teu tesouro, ali está o teu coração”. Onde está o meu tesouro e o meu coração? Seria importante repensar este tema na minha vida?
  4. O que significa estar a espera da chegada do Senhor? Estou preparado? Estou vestido com a roupa certa e com a lâmpada acesa?
  5. Você é um administrador fiel e prudente? Que significa isto em sua vida?
  6. Até que ponto tua vida é coerente ou levas uma vida errada? Entendes o que passara se não prestar atenção às palavras do Senhor?
  7. Embriagar-se, não só de algo, mas sim levar uma vida sem sentido, esquecendo-se do importante, é o que nos sugere o texto. Lembramos que o Senhor voltará… estamos preparados? O que temos que melhorar em nossa vida?
  8. Convidamos você a revisar tua vida em relação ao que o Senhor sugere.

3.- ORAÇÃO: (O que digo ou dizemos a Deus?)

Orar é responder ao Senhor que nos fala primeiro. Estamos querendo escutar a Sua Palavra Salvadora. Esta Palavra é muito diferente do que o mundo nos oferece e é o momento de dizer algo ao Senhor.

Obrigado, Senhor, por tua Palavra que nos encoraja a viver de forma coerente. Obrigado por nos lembrar também que Tu voltarás a julgar-nos. Obrigado, de antemão, por perdoar nossas faltas.

Te pedimos, Senhor, a graça de saber encontrar tua Vontade Sagrada sobre nós. De ter a força e a coragem de ir contra a corrente da sociedade que nos leva para longe de Ti e do que esperas para nossa vida e nossa felicidade.

Podemos recitar o Salmo 1.

1Feliz o homem que não vai ao conselho dos ímpios,

não para no caminho dos pecadores,

nem se assenta na roda dos zombadores.

2Pelo contrário: seu prazer está na lei de Iahweh,

e medita sua lei, dia e noite.

3Ele é como árvore plantada junto d’água corrente:

dá fruto no tempo devido e suas folhas nunca murcham;

tudo o que ele faz é bem sucedido.

4Não são assim os ímpios!

Não são assim!

Pelo contrário:

são como a palha que o vento dispersa…

5Por isso os ímpios não ficarão de pé no Julgamento,

nem os pecadores no conselho dos justos.

6Sim, Iahweh conhece o caminho dos justos,

mas o caminho dos ímpios perece

Façamos um momento de silêncio e reflexão para responder ao Senhor. Hoje damos graças por sua ressurreição e porque nos enche de alegria. Somamos a isso nossa intenções e orações pessoais.

4.- CONTEMPLAÇÃO: (Como interiorizo o interiorizamos a Palavra de Deus)

Para o momento de contemplação, podemos ir repetindo várias vezes este versículo do Evangelho para que vá entrando em nossa vida e em nosso coração.

 Pois onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

(Versículo 34)

 Àquele a quem muito se deu, muito será pedido, e a quem muito se houver confiado, mais será reclamado

(Versículo 48)

 E assim vamos pedindo ao Senhor para ser realmente testemunhas da ressurreição para que os outros creiam.

5.- AÇÃO: (A que me ou nos comprometemos com Deus)

Deve haver uma notável mudança em minha vida. Se não mudar, então não sou um verdadeiro cristão.

  1. Nos propomos a revisar nossa vida, e ver onde está nosso tesouro. Oferecer do que temos algo a quem necessita. Pode ser algo material, ou também nosso tempo para compartilhar com alguém em um hospital, ou visitar pessoas que são sozinhas e ficar um tempo com elas.
  2. Com teu grupo de amigos, de jovens, de vivência pode meditar ou refletir sobre o tema do Evangelho. Onde pomos nosso tesouro e, portanto, nosso coração? O que o mundo pensa sobre este tema? Vamos partilhar nossas ideias e reflexões.