honestidadeA honestidade é uma das qualidades que nós mais gostaríamos de encontrar nas pessoas, ou melhor ainda, que nós gostaríamos realmente de ter.

Se alguma vez fizemos nossa lista de qualidades que gostaríamos de encontrar nas pessoas, ou gostaríamos de ter, seguramente colocaríamos a Honestidade, porque ela garante a confiança, a segurança, o respeito, o suporte, a certeza em uma única palavra: integridade.

A Honestidade é uma forma de viver coerentemente entre o que se pensa e a conduta que se tem para com o próximo, que junto à justiça, necessário para dar o que lhe é devido.

 Podemos ver como atitudes desonestas a hipocrisia, aquilo que aparenta uma personalidade que não se tem para ganhar a estima dos outros; o mentir continuamente; o disfarçar que está trabalhando ou estudando para não receber chamada de atenção dos pais ou do chefe; o não guardar segredo de algum assunto do que temos feito a promessa de não revelar; ao cumprindo com a palavra dada, com os compromissos feitos e com a infidelidade.

Faltar com a honestidade nos leva a romper os laços de amizades estabelecidas, no trabalho, na família e no ambiente social no qual nos desenvolvemos, pensamos desta forma na convivência que se faz praticamente impossível, pois esta não se dá se as pessoas não são capazes de confiar um nos outros.

Para ser honesto se faz necessário sermos sinceros em tudo o que dizemos; fieis às promessas feitas no matrimônio, na empresa ou negócios que trabalhamos e com as pessoas que participam do mesmo trabalho; atuando justamente no comércio e nas opiniões que damos a respeito dos outros. Todos esperam de nós um comportamento sério, correto, justo, desinteressado, com espírito de serviço, pois sabem que sempre damos um pouco mais do que o esperado.

Na convivência diária podemos viver a honestidade com os demais, não causando danos à opinião que em geral as pessoas dão, ou quando se lhe atribuímos defeitos precipitadamente; se evitamos tirar proveito ou obter um benefício à custa das suas habilidades ou da ignorância dos outros; guardando como algo pessoal o segredo profissional daquela informação que é particularmente importante para a empresa que prestamos nossos serviços; quando guardamos segredo daquele assunto importante ou delicado que nos foi confiado pelo paciente ou cliente que pediu nossa ajuda; evitando provocar discórdia ou mal entendidos entre as pessoas que conhecemos; sinalando com firmeza o erro grave cometido ao fazer calúnias ou difamações de quem não está presente; devolvendo com oportunidade as coisas que não nos pertence e restituindo tudo aquilo que, de forma involuntária ou por descuido, danificamos.

Se queremos ser honestos, devemos começar a enfrentar com valor nossos defeitos e buscar a forma mais eficaz para supera-los, com ações que nos levam a melhorar tudo aquilo que afeta a nossa pessoa e, por consequência, a nossos semelhantes, corrigindo-nos toda vez que erramos e cumprindo com nosso dever todas as grandes obras e as pequenas sem fazer distinção.

As relações em um ambiente de confiança conduzem à melhora pessoal e dos outros, pois se em todo momento se trabalha com retidão, se aprende a viv