Conheça os valores que constroem amizades verdadeiras e perduráveis.

Uma das maiores satisfações que o ser humano tem, é a segurança de contar com grandes amigos. Com o passar do tempo a amizade se fortalece sem percebermos, a convivência traz passatempos, gostos e interesses comuns. Compartilha-se preocupações, alegrias, vitórias e a segurança de contar com um apoio incondicional.

A essência da amizade tem sua raiz nos valores, que são como o cimento das relações duradouras, porque a amizade supera, em muito, a superficialidade, sem deixar de lado as piadas, as brincadeiras, os bons momentos ou a disposição para o que é oferecido.

É de grande utilidade considerar a importância que tem outros valores para fortalecer a amizade e entre estas as mais importantes são:

Coerência

É de fundamental importância mostrar uma personalidade única com todas as pessoas e em todos os ambientes: palavras, modos, atitudes, opiniões, e nossa conduta em geral. Nada é mais desconcertante descobrir distintas formas de ser em uma mesma pessoa, isto afeta significativamente a comunicação, provoca desconfiança e demonstra falta de maturidade.

Flexibilidade

A adaptação aos diferentes ambientes facilita a convivência, a comunicação e permite aumentar nosso círculo de amizades. Devemos levar em conta que a pessoa flexível é sempre amável e disponível, em todo lugar. Se não damos atenção para as pessoas que conhecemos, não se pode falar de flexibilidade.

Os sinais evidentes de flexibilidade são: ceder a palavra; ratificar a opinião, pedir desculpas; participar das atividades e passatempos que os outros gostam (sempre e quando permitam a vivência dos valores), aceitar os conselhos e recomendações sobre nossa própria pessoa com simplicidade e serenidade.

Um detalhe importante que podemos assinalar é que uma pessoa pode ter vários amigos com interesses opostos; a flexibilidade nos permite remover este sentimento de exclusividade que muitas pessoas reclamam erroneamente. Cada pessoa, por ser naturalmente diferente, leva consigo algo distinto na vida em relação aos demais, nisso consiste o enriquecimento pessoal e o cultivo das amizades.

Comunicação

A verdadeira comunicação não é uma agradável conversação que muitas vezes pode ser superficial. Comunicar significa participar de nós mesmo com os nossos amigos, com a sinceridade das palavras, transmitindo nossos verdadeiros pontos de vista e forma de sentir, somente assim existirá um intercâmbio real de pensamentos que desembocam na compreensão e no entendimento.

A forma mais simples de se conservar uma amizade é mantendo contato frequente com os nossos amigos sem importar a distância. Uns minutos bastam para fazer uma chamada via celular ou escrever um e-mail. Perguntar como está com sua saúde, o seu trabalho, qual foi o resultado dos últimos planos, enviar saudações à família… tantas coisas que podemos dizer que demonstram interesse e uma amizade sincera.

Infelizmente tem pessoas que se chamam de amigos, mas só aparecem quando necessitam de algo.

Generosidade

A importância deste valor está no fazer o possível para conceder nosso tempo, recursos, conhecimentos e qualidades quando os outros precisam, no qual não importa se peçam ou não nossa ajuda. Muitas vezes esperamos que nossos amigos estejam a nossa disposição e o demonstram com fatos; mas em certas ocasiões, por distração ou simples comodidade não correspondemos da mesma forma. Não seria esta uma maneira de aproveitar e utilizar a amizade em benefício próprio?

A generosidade não tem barreiras, pois os amigos se dão desinteressadamente e sem limites: estando cientes das pendências e preocupações; acompanhando-os na enfermidade ou nos momentos ruins; alegrar-se nos momentos de vitórias e alegrias, sem o sentimento mesquinho da inveja. A generosidade também se estende às coisas materiais, a ajuda para arrumar o carro, ou coisas da casa…

Lealdade

Não há riqueza mais valiosa que ter um bom amigo. Ser leal supõe ser uma pessoa de palavra, que responda com fidelidade aos compromissos que a amizade tem; os amigos nobres não criticam, nem murmuram, nem traem uma confidência pessoal e sempre se encontra veracidade nas palavras. São verdadeiros amigos os que defendem os interesses e o bom nome de seus amigos.

Ser leal também é falar claro e francamente. A lealdade também se demonstra ao corrigir um amigo quando o mesmo estiver errado.

Agradecimento

Um pequeno gesto de agradecimento fortalece a amizade de forma significativa. Não pensemos em objetos, devolver um favor na mesma proporção ou qualquer outra coisa. Entre amigos basta dar graças sinceramente como reconhecimento a uma ajuda que temos recebido. Mas temos que fazê-lo.

Devemos levar em conta que os pequenos detalhes são espontâneos e representam verdadeiramente nosso afeto, mas nunca devem aparecer como um “pagamento” ao benefício que desinteressadamente recebemos. Porque os favores, convites e outras formas são elementos naturais de uma amizade.

Os verdadeiros amigos sempre nos ajudarão a nos superar e a viver melhor, porque o interesse está na pessoa, e não nos seus pertences ou posição social. A confiança, o conselho oportuno sobre os bons costumes, hábitos, diversões e a ordem de nossos afetos, constituem amostras claras de apreço, compromisso e responsabilidade.

Os valores nos ajudam a encontrar novos amigos e amizades melhores, porque nossa atitude é franca e aberta para todas as pessoas. Ser um “amigo melhor” não é um objetivo para buscar o reconhecimento ou alimentar nossa vaidade, é uma forma de aumentar nossa qualidade das relações humanas conosco mesmo, por exemplo.