A missão do pai é sublime já que é a figura de Deus Pai aqui na terra e tem a capacidade de dar o amor que Deus nos tem por meio de seu abraço, de sua carícia e de sua presença. 

Se nós temos uma boa relação com nosso pai, é seguro que também tenhamos uma boa relação com Deus. 

A verdade é que a figura paterna é super importante para o desenvolvimento integral das crianças, por isso hoje quero compartilhar cinco dicas para ser pai a exemplo de São José. 

PRIMEIRO. Dedique tempo da sua agenda para cada um dos teus filhos. 

É lógico que suas ocupações não te permitam estar todo o tempo com seus filhos, mas é importante que te de permissão de passar um tempo com eles. 

O ideal seria que pudesse acompanha-los na hora do jantar e depois os ajudar a ir para a cama, por exemplo, mas com o ritmo de vida que levamos pode que nao te permitas fazer tudo isso. Mas é necessário dar, ao menos, 10 minutos ao dia para eles. Isso lhes fará bem. 

E por favor, que sejam 10 minutos dados com qualidade, porque eles dependem de nós e que nosso tempo faça com que eles cresçam sãos e seguros de si mesmos. Porque eles sabem que tem um pai que está disposto a deixar tudo para estar com eles e ajuda-los com as suas coisas. 

SEGUNDO. Transmita-lhes alegria e segurança. 

Dependendo de como você enfrenta a vida e como reage diante dos acontecimentos difíceis, assim aprenderão nossos filhos a reagir. 

Nós educamos nossos filhos a todo momento e é muito importante que tenhamos clareza neste ponto. 

Se suas reações são agressivas, é certo que seus filhos serão agressivos. Se suas reações são de confiança em Deus, seus filhos aprenderam a confiar em Deus e a aceitar a Sua Vontade. 

Você é o suporte e o elemento de segurança familiar. e a paciência deve ser a base de todas as suas ações. 

TERCEIRO. Que eles te vejam como alguém a que possam consultar sobre tudo. 

Outra função do pai é a de aconselhar a seus filhos e ajuda-los a discernir sobre os aspectos mais importantes da vida. 

Para conseguir isso é necessário que haja um canal claro de comunicação, mas como conseguir isso? Pois você deve estar sempre atento às necessidades de seus filhos e, também, sempre disponível para quando eles precisarem de você e buscar-lhe. 

Isso nao quer dizer que não possa dizer para eles que no momento esteja ocupado e que só poderá conversar um pouco mais tarde. Mas é necessário que seus filhos sintam que os estão atendendo, que você está prestando atenção neles. 

A para que os seus filhos vejam que você está disponível é necessário que você propicie os espaços e os momentos de comunicação pessoal com cada filho. Você poderá leva-los para uma caminhada, e assim praticar uma forma pessoal de conversa. Algo mais informal. 

A criatividade é algo importante. 

QUARTO. Seja suave e firme na correção. 

Em muitas ocasiões é precisamente ao pai a quem toca a correção dos filhos, mas deve levar em conta que toda correção deve ser fraterna e baseada no amor e na caridade. 

E por isso que digo que deve ser suave e firme ao corrigir. 

É necessário que nossos filhos vejam que o pai é firme nas regras que são postas na família e que além disso, deve ser suave e nobre na forma de fazê-lo. Deve procurar não prejudicar a autoestima dos filhos e não ferir fisicamente aos pequenos. 

A forma é importante e pode nos ajudar ou prejudicar, mas no fundo deve ser sempre firme, pelo bem de nossos filhos. 

QUINTO. Não esqueça a parte espiritual. É a base de tudo. 

A sociedade nos ensina que o mais importante é o bem-estar de nossos filhos. Que eles devem ser atendidos. Que eles devem ser educados. Que devem ter direitos etc. Mas o que ninguém nos diz é que eles também devem estar atentos só seu lado espiritual. 

O pai deve estar sempre ciente de que cada criança receba os sacramentos que lhe tocam. Que receba a formação espiritual que necessita para formar também a alma dos seus filhos. 

O pai deve ser quem propicia os espaços de formação espiritual familiar. 

Se o pai está presente em todos os aspectos da vida dos filhos poderá ele ser um pai a exemplo de São José que, embora não tenha feito muito barulho, foi um pai sempre presente na vida de Jesus. 

Mais vale que nossos filhos saibam que possam contar consigo em qualquer situação ou circunstância que ser um pai do que tenham medo e prefiram que não esteja em casa. 

Não somos perfeitos. Eu sei. Mas nossos filhos podem se dar conta de nossas intenções e esforços por ser os melhores pais do mundo e, sobretudo, que vejam que você tenta por todos os meios ser um pai a exemplo de São José.