Jesus disse muito claramente: “Amem os seus inimigos, e rezem por aqueles que perseguem vocês! Assim vocês se tornarão filhos do Pai que está no céu, porque ele faz o sol nascer sobre maus e bons, e a chuva cair sobre justos e injustos” (Mateus 5,44-45). Mas como isso seria possível? Amar aos que fazem mal e me ofendem? Isso é possível? Vamos ver.

Pessoalmente, creio que este é um dos mandamentos do Senhor mais difíceis de imaginar, ainda mais para vive-lo. Não concorda? Está claro que o “inimigo” é aquele que me causou um mal e que só busca me machucar e me destruir. Como posso ama-lo, se nem si quer posso tolerar sua presença? Que coisa complicada, não acha?

Devemos entender que Jesus, ao expressar essas palavras, não nos pede para ter carinho pelos nossos inimigos. Em suma, acho que ninguém pode sentir gratidão por alguém que lhe causou muitos males. Em vez disso, o que Ele pede a nós é que devemos pedir e interceder diante de Deus por eles, nunca desejar a eles que fiquem doentes, mas muito pelo contrário. Este é o caminho que, sem dúvida, nos leva a cumprir este mandamento.

Papa Francisco diz: “Jesus nos pede para amar os inimigos. Como isso pode ser feito? Jesus nos diz: ore, ore por seus inimigos. A oração faz milagres; e isso é verdade não apenas quando temos inimigos; mas também quando percebemos alguma antipatia, alguma pequena inimizade” (18 de junho de 2013. Missa matinal na capela da Santa Marta).

Da mesma forma, São Tomás de Aquino nos diz: “Amar é desejar o bem a alguém“. Portanto, não nos pede para experimentar em nossos coração um sentimento de amor como você sente por um ente querido, mas sim que o amor deve ser transformado em respeito e preocupação, em uma oração sincera. Lembre-se de que somos todos filhos do mesmo Pai.

Por tratar bem quem nos trata bem, não tem muito mérito ou reconhecimento, qualquer um é capaz de fazê-lo. O que nos faz crescer vem quando mantemos atenção, respeito e preocupação por aqueles que, aos nossos olhos, não merecem o nosso amor. Cristo nos faz um chamado maior, pede que busquemos a perfeição de Deus: “Sede perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste” (Mateus 5,48), isto é, Ele nos para sermos santos.

Embora, o amor aos inimigos não seja algo lógico para o mundo, mas é o caminho que Deus nos marcou para sermos capazes de nos encontrar com ele. Assim, o Santo Padre não diz na mesma homilia: “O amor pelos inimigos nos empobrece, nos torna pobres, como Jesus, que, quando veio, desceu para ser pobre. Talvez não seja um bom negócio, ou pelo menos não esteja de acordo com a lógica do mundo. No entanto, é o caminho percorrido por Deus, o caminho percorrido por Jesus, até que conquistarmos a graça que nos fará ricos“.

Peçamos a Deus a força para conseguirmos colocar este mandamento em prática e assim podemos viver a santidade que nos é pedida.