A comunicação é uma ferramenta vital para o correto desenvolvimento das pessoas em uma sociedade, permite compartilhar ideias, opiniões e sentimentos, por isso é tão importante que nossa comunicação seja assertiva para que as relações que temos sejam de qualidade, baseadas no respeito.
Precisamos comunicar nossas ideias aos outros com uma mensagem otimista e uma atitude positiva que transmita respeito. É importante ver os olhos da pessoa quando falamos para criar empatia e manter uma linguagem corporal que seja consonante com o que comunicamos, visto que 80% da comunicação não é verbal, mas corporal e gestual. A entonação que mantemos ao falar também é muito importante, pois nos permite enfatizar a mensagem sem exageros, sempre cuidando para que o receptor não se sinta agressivo ou negativado de sua parte.
Deve-se notar que a comunicação é a mensagem mais relevante e sempre comunica o que é desejado para evitar mal-entendidos que afetam as relações interpessoais que mantemos diariamente.
Em seu trabalho e em sua casa, você sempre terá que comunicar mensagens, algumas agradáveis e outras nem tanto. É por isso que a comunicação assertiva deve ser a chave em todos os momentos. Recomendamos que suas emoções não afetem a maneira como você se comunica, com essas dicas será mais fácil fazer isso:
- Quando você sentir que pode perder a paciência, use frases curtas que não deem origem a explicações das emoções.
- No momento de querer conhecer uma opinião sem confrontação, faça perguntas abertas para que a pessoa se sinta livre para explicar e comunicar tudo o que considera sem limitações.
- Procure o ponto de vista colaborativo entre as partes para chegar a um acordo que beneficie a todos.
Recomendamos que você avalie sua maneira de se comunicar e faça as alterações relevantes para melhorar seu trabalho e seus relacionamentos pessoais.