Em algum momento da nossa vida, já ouvimos a frase: “Todos somos chamados a ser santos“. É muito claro para nós que é fácil dizer, mas o trabalho que tem que ser feito para se tornar santo não é tão fácil. Tudo começa no seu dia a dia, já que o caminho da santidade é uma caminhada diária, buscando que tudo que você faz na sua vida seja bom, e assim, você pode ser santificado através do seu trabalho diário e das suas tarefas habituais. 

Atualmente, muitos dos novos santos que a Igreja nos propõe como modelos de santidade, são exemplos próximos de nós e de pessoas que levaram uma vida comum e ordinária, mas viveram com amor extremo, o que os levou a se santificarem. 

Portanto, hoje nós compartilhamos os 3 R’s para alcançar a santidade. 

RECONHECER 

É muito importante ter um exemplo a seguir para sermos santos, pois neste exemplo encontraremos referências sobre como agir na vida para alcançar a santidade. Neste ponto, é importante que você tenha um santo padroeiro, seja pelo santo do dia de seu nascimento, ou, que você procure um santo a quem você simpatize, seja para sua vida, seu modo de pensar ou que seja o padroeiro do seu ofício ou profissão. 

Os exemplos de santidade que o Papa Francisco nos propõe ultimamente são leigos, que podem ajudá-lo, ou, você pode se identificar com eles, como eles são mães e pais de família, filhos e pessoas comprometidas com Deus e com a Igreja. Não perca a oportunidade de se identificar com algum deles, isso o ajudará muito a guiá-lo no caminho da santidade. 

Lembre-se de que ter um santo como modelo não significa que aspiremos a ser como o santo, pois a santidade deve ser configurada com Cristo. O que fazemos é reconhecer o trabalho que Deus fez neles e eles são simplesmente uma inspiração para alcançar a configuração com Cristo. 

REPETIR 

Quando você já tiver escolhido um santo, é importante repetir ou imitar suas ações e tomá-lo como um guia no modo de viver o dia a dia. Na maneira como ele viveu sua vida, você encontrará um guia palpável sobre como se posicionar com Jesus e sobre a maneira pela qual você também pode e deve alcançar a santidade. 

REESTRUTURAR 

Dizem que “não há santo sem passado nem pecador sem futuro“. Esta é uma frase muito verdadeira, que tem muita razão, já que a maioria dos santos também cometeu erros, teve um forte momento de conversão que os fez mudar o curso de suas vidas. Mas eles sempre lutaram para se deixarem transformar, conseguindo mudar o mal por algo bom, e isso só conseguiram, ao estarem perto de Deus. 

É sempre importante reestruturar nossas vidas, fazer um exame de consciência e rever o que é bom e o que temos feito, a fim de focalizar nossa caminhada em um único objetivo: ser santos. 

Lembre-se de que todos somos chamados a ser santos, apenas que o trabalho para conseguir isso é pessoal e deve ser constante. Sabemos, não é fácil, pois sempre será um desafio enfrentar e melhorar a si mesmo como pessoa e ter sua vida espiritual como prioridade.