Havia um velho camponês que vendia grãos e sementes nas ruas da cidade. Sempre acompanhado por sua velha mula, ele ia e vinha todos os dias de sua casinha para o quiosque da aldeia. Em uma ocasião ele estava voltando para casa, uma chuva forte atingiu a estrada. A água que descia das montanhas começou a inundar o caminho, o que dificultou a caminhada. Mas o camponês continuou sua jornada. 

De repente, sem perceber, a mula caiu em um buraco profundo do lado de fora da fazenda. O homem desesperado, não sabia o que fazer para tirar sua companheira de lá. Depois de várias tentativas frustradas de removê-la, o camponês acreditou que não havia como salvá-la. Portanto, com tristeza, decidiu então que era melhor enterrá-la imediatamente no mesmo buraco. 

Uma vez na chuva, o camponês começou a procurar ajuda entre todos os vizinhos que viviam no local. Ele pediu que com pás o ajudassem a enterrar sua fiel companheira que jazia viva naquele buraco. Quando começaram a jogar a terra, a mula ficou histérica e não parou de gemer. 

Mas qual foi a surpresa daqueles homens que, enquanto empurravam a terra nas costas do animal, ela tremeu e subiu em cada monte de terra que se formou. O camponês estava cheio de esperança e começou a gritar com seu companheiro: “Agite e suba“. “Agite e suba“. Os homens ao verem esta atitude da mula, puseram mais esforço para ajudá-la e não pararam de jogar pás de terra sobre o animal que pouco a pouco estava levantando. 

Independentemente, os golpes dolorosos da terra e as pedras nas costas, a velha mula ainda estava “tremendo e subindo”. Pouco a pouco, chegou o momento em que a mula, cansada e desanimada, conseguiu saltar do buraco em que estava presa. A terra que parecia enterrá-la, tornou-se sua bênção porque soube aproveitar sua situação. 

Da mesma forma acontece em nossa vida. Não importa quantas vezes e quão fortes sejam as quedas e dificuldades, nunca devemos nos deixar ser derrotados. Se enfrentarmos nossos problemas e reagirmos positivamente, deixando de lado o pânico, a amargura e as lamentações, todas as adversidades que vêm à nossa vida para tentar nos enterrar nos darão o potencial de “continuar subindo” até recuperarmos a calma. Aproveite todas as situações de dor e angústia em que você vive!