Em uma escola de formação básica para adultos na cidade, um professor decidiu deixar uma tarefa muito especial para seus alunos. O trabalho consistiu em que durante a semana seguinte todos deveriam abordar alguém que amassem muito e expressar esse carinho com palavras. Essa pessoa tinha que ser alguém que pelo menos nunca tivesse dito sobre esse sentimento ou pelo menos não recentemente. 

Para uma criança de primeiro ano esta tarefa não parece ser complicada. Mas neste caso, os estudantes eram adultos com mais de 35 anos de idade. Muitos deles foram criados em um núcleo familiar no qual expressar suas emoções não era muito “masculino”. Portanto, eles não estavam acostumados a fazer tal coisa. O que significava ser uma tarefa quase impossível para muitos. 

Nos dias seguintes, o professor perguntou a seus alunos se alguém queria compartilhar sua experiência na realização desse trabalho. Como era de costume muitas vezes, a professora esperava que fosse uma mulher que se oferecesse para participar. Mas desta vez, foi um homem que imediatamente levantou a mão. No começo, ele parecia um pouco confuso e comovido, mas ele se levantou e disse: 

Professor, devo confessar que quando nos deixou essa tarefa fiquei muito incomodado. A verdade é que senti que não tinha ninguém para quem dizer essas palavras. Pensei: quem ele pensa que é para sugerir que eu faça algo tão pessoal? No entanto, quando eu estava indo para casa, minha consciência começou a falar comigo mesmo. Isso me fez pensar em todas as pessoas que estavam perto de mim. 

Imediatamente me lembrei que há cinco anos meu pai e eu tivemos uma desavença muito forte e nunca a resolvemos. Desde então, evitamos nos ver. Somente em festas importantes e é que mal conversamos um com o outro. Portanto, quando cheguei em casa, decidi que seria meu pai a quem eu deveria falar o quanto eu o amava. 

Quando finalmente cheguei em casa, fui até a minha esposa e decidi contar tudo o que planejava fazer. Ela imediatamente me abraçou e choramos juntos pela primeira vez. Aquela noite foi muito especial porque conversamos e tomamos café até muito tarde. 

Na manhã seguinte, levantei cedo e liguei para meu pai para perguntar se poderia visitá-lo mais tarde. Então ele me respondeu: ‘O que aconteceu?’ – Eu assegurei a ele que nada estava acontecendo, que não ficaria muito tempo e ele aceitou. 

Quando cheguei na casa dele, minhas pernas começaram a tremer como nunca aconteceu antes. Por um lado, eu queria fugir de lá, mas por outro lado, queria falar muito com meu pai. Eu toquei a campainha e foi ele quem abriu a porta. Eu não perdi tempo, dei um passo e disse: “Pai, só vim te dizer que te amo“. 

De repente, seu rosto começou a se transformar. E olhando para mim fixamente, ele começou a chorar. Ele abriu os braços, prendeu-me entre eles e disse: “Eu também te amo muito, meu filho. Há muito tempo é que eu queria te dizer isso“. 

Esse foi um dos momentos mais preciosos que vivi. Eu não queria me soltar dos braços do meu pai. Depois de muito tempo, finalmente nos soltamos e, sem mais delongas, voltei para minha casa. 

Mas esse não é o ponto. Dias depois que fui visitar meu pai, ele sofreu um enfarto que o levou a acabar no hospital inconsciente. Até hoje, não sabemos se ele pode se recuperar. Portanto, minha mensagem para todos nesta sala é que não esperam para fazer as coisas que sabem que precisam fazer. O que teria acontecido se eu não ousasse dizer ao meu pai o quanto o amava? Talvez eu não tivesse essa oportunidade novamente. Aproveite o tempo para fazer o que você precisa e faça-o agora“.