Segundo relatos cristãos, São José esculpiu em madeira uma imagem de Maria, na cidade de Nazaré, na Galileia. São Lucas ficou encarregado da sua pintura e assim surgiu a representação de Nossa Senhora de Nazaré, que hoje é bastante venerada e amada pelos fiéis no mundo todo. 

PRIMEIRO MILAGRE 

O cavaleiro D. Fuas Roupinho estava em um caça num dia de neblina e o animal, que corria em direção a um penhasco, caiu no abismo. Roupinho não sabia que tomaria o mesmo destino, mas, antes de cair, estava rezando para Nossa Senhora de Nazaré. Foi quando o cavalo parou e a neblina desapareceu, e ele viu que estava à beira do abismo. Após o milagre, o cavaleiro levou a imagem para o local onde tudo isso aconteceu e nomeou de Vila da Nossa Senhora de Nazaré. Ainda hoje a cidade venera a Santa e possui uma grande igreja em sua homenagem. 

NO BRASIL 

No Brasil, a crença se iniciou em 8 de setembro de 1630, quando o caboclo e pescador Plácido José de Souza, encontrou a imagem da Santa de Nazaré às margens do Igarapé Murucutu, em Belém do Pará. O pescador então levou a imagem para sua casa, onde seus vizinhos se reuniram e oraram por ela. Ao acordar no dia seguinte, a imagem estava novamente diante do morro. Isso se repetiu diversos dias, até construírem um templo de devoção nesse local. 

A igreja rapidamente se expandiu conforme sua popularidade e, graças aos milagres, foi crescendo entre os fiéis. 

CÍRIO DE NAZARÉ 

O Círio, que significa vela, acontece desde 1793. Os devotos da santa saem pelas ruas de Belém do Pará com uma vela na mão em uma procissão pela cidade. O evento ocorre todo segundo domingo de outubro, e anualmente, reúne milhares de fiéis para celebrar a data da santa. 

REZA A NOSSA SENHORA DE NAZARÉ 

“Ó gloriosa virgem de Nazaré, cujos louvores os anjos cantam no céu, também eu me junto de alma e coração a este hosana e vos dirijo minhas saudações. E já que nada recusais a vossos servos, alcançai-me todas as graças que são necessárias, mas principalmente a graça inestimável de amar a Jesus, como vós o amastes, e morrer como vós da morte dos justos. Amém”. 

NOSSA SENHORA DE NAZARÉ 

“Ó Virgem Imaculada de Nazaré, fostes na terra criatura tão humilde a ponto de dizer ao anjo Gabriel: ‘Eis aqui a escrava do Senhor!’. Mas por Deus fostes exaltada e preferida entre todas as mulheres para exercer a sublime missão de mãe do verbo encarnado. Adoro e louvo o Altíssimo que vos elevou a esta excelsa dignidade e vos preservou da culpa original. Quanto a mim, soberba(o) e carregada(o) de pecados, sinto-me confundida(o) e envergonhada(o) perante vós. Entretanto, confiando na bondade e ternura do vosso Coração Imaculado e maternal, peço-vos a força de imitar a vossa humildade e participar da vossa caridade, a fim de viver unida(o), pela graça, ao vosso Divino Filho, Jesus, assim como vós vivestes no retiro de Nazaré. Para alcançar essa graça quero, com imenso afeto e filial devoção, saudar-vos como o arcanjo São Gabriel: “Ave Maria, cheia de graça…’. Nossa Senhora de Nazaré, rogai por nós.