1. “Cuidar da sua apresentação todos os dias”. Apresente-se como se você fosse a uma festa. Quer festa melhor que a vida? Que ao lhe verem se alegrem os olhos dos demais.

2. “Não se fechar em tua casa e nem em seu quarto”. Saia para as ruas e ao campo para passeio. “Água parada apodrece”.

3. “Amar o exercício físico”. Um pouco de ginástica, uma caminhada dentro ou fora de casa, pelo menos abrir a porta, regar as flores, atender o telefone. Qualquer tipo de movimento vai lhe manter vivo.

4. “Evitar atitudes e gestos de velho acabado”. A cabeça baixa, as costas arqueadas, o olhar perdido, não favorecem a nada. Que as pessoas lhe elogiam ao você passar: “Olha que belo é este senhor.” Que linda esta mulher.”

5. “Não falar da sua idade, nem queixar de suas doenças reais ou imagináveis”. Se fizer isso, vão acabar por crer que você realmente está velho e mais doente do que é. As pessoas não gostam de ouvir histórias de hospital. Se alguém lhe perguntar como você está, responda sempre: “Muito bem!”.

6. “Cultivar o otimismo acima de tudo”. Para o mau tempo, boa cara. Seja positivo e sempre de bom humor. A velhice não é uma questão de idade, mas sim de um estado de espírito. O coração não envelhece.

7. “Tratar de ser útil aos outros”. Ajuda com um sorriso, com um conselho, com um trabalho. Não coloque em si mesmo o cartaz de “inútil”.

8. “Trabalhar com a suas mãos e com a tua cabeça”. Faça o que possa fazer. O trabalho é a uma terapia infalível.

9. “Manter as relações humanas vivas e cordiais”. Claro que, principalmente, as que você tem dentro da sua casa, integrando-se de forma total com os membros da sua família. 

10. “Não pensar que o passado foi melhor”. Deixa condenar o mundo e maldizer o momento presente.