adviento51. O Advento é, em primeiro lugar, um tempo de preparação para o Natal, que lembra os homens a primeira vinda do Filho de Deus.

2. É, também, o tempo que as mentes são dirigidas, pela lembrança e pela espera, à segunda vinda de Cristo, que acontecerá no final dos tempos.

3. Por isso, o Advento tem uma tríplice dimensão: histórica, na lembrança, celebração e atualização do nascimento de Jesus Cristo na história; presente, na medida em que Jesus segue nascendo no meio do nosso mundo e através da liturgia que celebramos, de novo, seu nascimento; e escatológica, na preparação e na espera da segunda e definitiva vinda do Senhor.

4. O Advento, em seu mesmo termo ou vocábulo, é <presença> e <espera>. É tempo, não tanto de penitência como na quaresma, mas sim de esperança alegre e espiritual, de alegria, de uma alegre expectativa. Toda liturgia deste tempo tem como finalidade concretar de despertar em nós sentimentos de esperança, de espera alegre e saudosa.

O Advento é um tempo atrativo, carregado de conteúdo, evocativo, válido… Viver o Advento cristão é reviver, pouco a pouco, aquela grande esperança dos grandes pobres de Israel, desde Abraão até Isabel, de Moisés a João Batista… Viver o Advento é ir treinando o coração para as sucessivas semeaduras de Deus, que preparam para a grande vinda da colheita… A vida é sempre Advento ou perdemos a capacidade de que algo nos surpreenda grata e definitivamente.

6. Durante este tempo do Advento há de se intensificar as atitudes fundamentais da vida cristã como a espera atenta, a vigilância constante, a fidelidade obsequiosa no trabalho, a sensibilidade precisa para descobrir e discernir os sinais dos tempos, como manifestações doe Deus Salvador, que está vindo com glória.

7. Ao longo de quatros semanas do Advento, devemos nos esforçar para descobrir e desejar eficazmente as promessas messiânicas: a paz, a justiça, a relação fraternal, o compromisso em prol do nascimento de um novo mundo desde a base (raiz).

8. O Advento nos diz que a perspectiva da vida humana está de frente ao futuro, com a esperança posta na garantida do Deus das promessas.

9. O Advendo é caminho até a luz. O caminho do crente e do povo que caminha entre as trevas e encontra a grande luz, na explosão da luz da entrega de Jesus Cristo, luz dos povos.

10. A espranca é a virtude do Advento. E a esperança é a arte de caminhar gritando nossos desejos: “Vem, Senhor Jesus!”.