voar01Quarenta dias dedicados a contemplar o rosto sofrido de Cristo crucificado, no qual nos revela nossa identidade mais intima como homens e como cristãos; e onde podemos aprender, ainda, a lição suprema que Ele veio a nos ensinar: a vida so tem sentido quando se ama, e o amor consiste na doação plena de si mesmo a exemplo de Cristo. Em Cristo Crucificado, portanto, encontramos o segrego para ser feliz e para viver com plenitude nossa vocação cristã. Que sentido tem isto para nós? De que serve tanto sofrimento?

Vós, todos os que passais pelo caminho, – nos diz Cristo desde a Cruz – olhem e prestem atenção: haverá dor semelhante como a minha doe?” (Lm 1,12). Poderia Deus fazer algo mais para demonstrar tão grande amor se fosse eu o único nesta terra, a única pessoa necessitada de sua Redenção, Ele haveria encarnado e haveria morrido igualmente na Cruz por amor a mim, para salvar-me de meu pecado.

Eis algumas reflexões que ajudam a viver este tempo, de forma que possa dirigir a a sua vida até Deus e corresponder um pouco ao seu grande amor.

1. DESPRENDA-TE: de tantas palavras fúteis e sem sentido; encha-se da Palavra de Deus. Ela guiará teus passos para a Vontade de Deus.

2. PRESENTEIE TUA FÉ: com a participação frequente na Eucaristia. Um peregrino, não pode chegar ao final de seu trajeto, sem saber por que ou por quem o faz. Aquele que come minha carne e bebe meu Sangue tem Vida Eterna.

3. PREENCHA TUA CONSCIÊNCIA com a retidão do Espírito. Não caias na tentação de pensar que, tu consciência, é aquilo que te da a possibilidade de realizar, pensar ou crer o que a ti convém. Deixa que Deus a eduque.

4. VIVA COM SOBRIEDADE nestes dias. Não por ter muito és mais feliz. A felicidade do uso correto e sensato das coisas, não o desperdício e nem a simples aparência.

5. Busca, insistentemente, um ESPAÇO DE SILÊNCIO. No silêncio escutarás a Deus Pai e Ele te falará ao coração. No silêncio da Igreja ou do teu quarto te encontrarás com Ele.

6. Pense em quem necessita de tua COMPREENSÃO OU DE TEU PERDÃO. Se estiveres zangado com alguém, derruba estes muros que os separam. Se, pelo contrário, outros estão distantes de ti, não deixes de pedir perdão e aproximar-se deles.

7. Leia, toda noite, um trecho da PALAVRA DE DEUS. De que nos serve uma mesa sem não se servimos da comida? Para que ter uma valiosa joia se nunca a usa? A Bíblia é a pérola mais preciosa e, nem sempre a mais cobiçada, nos lares cristãos.

Náo esqueça, a Cruz de Cristo, é um eterno paradoxo. Uma vida encurtada brutalmente em sua plena maturidade, um homem fracassado, nu e abandonado, que se apaga nos estertores de uma lenta e horrível agonia… Tudo na Cruz convida a mergulhar no abismo do desespero; e, embora, é precisamente na mais densa e amarga escuridão onde Cristo realiza o gesto mais luminoso e rico de significado que um homem pode realizar: oferecer-se a si mesmo ao Pai e a cada um de nós em um ato perfeito de amor. “Ninguém tem mais amor do que aquele que da a vida pelos seus amigos”(cf. Jo 15,13). Viva com sentido tua quaresma.