coraçao01Sentimos um chamado interior e respeitoso: Deus nos pede um passo a mais no caminho do amor. Como acolher Sua voz? De que forma responde-lo?

O coração necessita abrir-se por inteiro a uma experiência: Deus me ama. Somente a partir desta certeza do Amor divino surge a disponibilidade. Somente a partir da escuta do Verbo e minha alma é que começa a viver aberto ao que Deus pode pedir-me a cada dia.

Assim estamos prontos para a escuta, para o discernimento. O Evangelho nos da as pistas essenciais. O Espírito Santo faz compreensíveis os fatos do passado e do presente que começam a ter significado. Um confessor, um bom amigo, acompanha-me na tarefa de compreender que pedido me chega a partir do Coração de um Deus bom.

Se há experiência do Amor, se há uma disponibilidade madura e generosa, se realizamos uma correta leitura dos sinais divinos, estamos prontos para as decisões.

É certo: sigo sendo livre. Nunca me sentirei obrigado a amar, porque o amor surge a partir da liberdade e nos leva para a plenitude quando escolhemos bem. Mas essa liberdade so chegará a ser madura e sã se manter-se aberta e disponível, como os patriarcas, como os profetas, como a Virgem Maria, como os Apóstolos e os santos de todos os tempos.

Sim, Senhor, aqui me tens disponível. Acolho teu Amor em minha vida. Aceito tudo aquilo que me pedes para avançar até a verdadeira caridade. Ajuda-me com a tua graça, ilumina com a tua inteligência, da força para o meu coração. Lança-me para a aventura do amor a partir destas palavras que Tu mesmo deixaste ao fazer-te Homem para salvar-me: Eis que aqui venho (…) a fazer, oh Deus, a tua vontade! (Hb 10,7).