Você sabia que no mundo somos mais de 1,3 bilhões de católicos? De fato,  e o Brasil ocupa o primeiro lugar. 

A população de católicos no mundo aumentou nos últimos anos, mas … quantos deles verdadeiramente professam e vivem sua fé? Há muitos católicos light, daqueles que limitam a prática de sua fé a uma missa de domingo e muitos outros que nem isso. Isso nos permite ver que há muitos católicos que estão doentes em sua fé e nem sequer sabem disso. 

Como reconhecer se somos católicos enfermos? Vamos dividir em duas partes estes texto, para ficar mais fácil a leitura, ou seja, não muito longo para ser lido. Hoje compartilhamos 4 sintomas dessa doença silenciosa: 

1. Não reza: Não há um momento do dia que dedica a Deus. O papa Emérito Bento XVI diz que “a oração é o pulmão de nossa alma”. Portanto, os católicos que não rezam afogam-se em seus problemas, em suas frustrações e em suas situações problemáticas, e acabam perdendo a esperança. Sem oração, a pessoa se torna soberba e orgulhosa, porque Deus não tem mais espaço em sua vida. Aquele que não reza fecha a porta para a fé e para as muitas graças que Deus quer dar a ele. Qual é o remédio? Humildade, já que este é o começo da oração. Somente a partir do coração, das profundezas do nosso ser é que podemos nos comunicar com Deus. Supere o orgulho, a preguiça, a arrogância e volte a esse encontro com o Senhor. Delicie-se com a sua presença e seja preenchido por Ele. Deus nos faz uma promessa no livro de Jeremias: “Chame por mim que eu lhe responderei, anunciando coisas grandiosas e sublimes, que você não conhece” (Jeremias 33,3). 

2. Não vaà missa: Os pretextos para não ir são muitos: “A Missa é chata“; “Deus está em toda parte“; “Só vou quando eu preciso dele“; “Eu não tenho tempo“; ” Eu não entendo a missa” etc. Bem, dizem que só o que é conhecido é amado. Todos os domingos, Cristo nos convida à sua mesa, para celebrar e testemunhar um grande evento que é a sua presença real na Eucaristia que é oferecida para cada um de nós. É verdade que Cristo está sempre presente entre nós, antes mesmo de participar da celebração eucarística, mas no altar ele é o mesmo Deus que se faz presente no corpo e na alma. Você não pode ser um bom católico sem participar da Eucaristia. Precisamos disso porque é o alimento da alma que nos dá a força necessária para andar neste mundo. Quem não celebra a Eucaristia é privado do alimento espiritual mais importante, pois é o mesmo Cristo que nos é dado. Lembre-se destas palavras de Jesus: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia” (João 6,54). 

3. Não confessam:Há quem diga: “Eu só confesso com Deus e Ele me perdoa“. Confissão não funciona assim. Não é apenas para rezar e acreditar que já recebemos o perdão. Não é um ato humano: é um mistério sobrenatural e divino. É o encontro pessoal e direto com a misericórdia de Deus na pessoa do sacerdote. Não é uma invenção do homem, mas um sacramento instituído pelo próprio Cristo. Ponha de lado seus preconceitos e se aproxime para receber novamente a graça de Deus, onde você pode experimentar o amor Dele. Bem diz a Escritura: “Se dizemos que não temos pecado, enganamos a nós mesmos, e a Verdade não está em  nós. Se reconhecemos os nossos pecados, Deus, que é fiel e justo, perdoará nosso pecados e nos purificará de total injustiça. Se dizemos que nunca pecamos, estaremos afirmando que Deus é mentiroso, e a sua palavra não estará em nós” (1 João 1,8-10). 

4. Perdeu a esperança:Você vive tantas situações negativas no seu dia a dia que se acostumou com elas. A situação do mundo atual é tão cheia de violência, mortes, dor e injustiça. É tão cotidiana que já parece algo “normal”. Pior ainda, existem pessoas que vivem sem um propósito específico, onde só se deixam levar pelas demandas da sociedade, reduzem suas vidas ao trabalho. Passam a semana somente a trabalhar e se divertem à noite e nos fins de semana, sem nenhum sentido que os leva a transcender. A sociedade precisa recuperar a esperança em Deus e alimentá-la todos os dias, tentando viver o que Deus quer de nós. Não se esqueça que somos todos parte de um corpo, onde a cabeça é Cristo e temos responsabilidade por cada um dos seus membros. Não podemos permanecer alheios ao que acontece, assumir o nosso papel e semear a esperança que é luz na escuridão do mundo. São Paulo nos diz: “Há um só corpo e um só Espírito, assim como a vocação de vocês os chamou a uma só esperança” (Efésios 4,4). 

Se você padece de algum destes sintomas, não desanimes, cada dia é uma nova oportunidade para mudar.