Apóstolo, 25 de julho

Martirológico Romano: Solenidade do apóstolo Tiago, filho de Zebedeu e irmão de São João Evangelista, que, com Pedro e João, testemunhou a transfiguração e a agonia do Senhor. Decapitado pouco antes da festa da Páscoa por Herodes Agripa, ele foi o primeiro dos apóstolos a receber a coroa do martírio (século I). 

Etimologicamente: São Tiago = Deus, recompensa, é de origem hebraica

Breve Biografia 

São Tiago é um dos doze apóstolos de Jesus; filho de Zebedeu. Ele e seu irmão João foram chamados por Jesus enquanto eles estavam montando suas redes de pesca no Lago de Genesaré. 

Recebe de Cristo o nome de “Boanerges”, que significa filho do trovão, por sua impetuosidade. 

Nos Evangelhos relata que Tiago teve a ver com o milagre da filha de Jairo. Ele foi um dos três apóstolos testemunhas da Transfiguração e, depois, Jesus o convidou, junto com Pedro e João, para compartilhar mais de perto Sua oração no Monte das Oliveiras. 

Os Atos dos Apóstolos relatam que eles se espalharam pelo mundo para levar a Boa Nova. Segundo uma antiga tradição, São Tiago, o Maior, foi para a Espanha. Primeiro para a Galiza, onde estabeleceu uma comunidade cristã e depois para a cidade romana de César Augusto, agora conhecida como Zaragoza. A Lenda Dourada, de Jacobus de Voragine, nos diz que os ensinamentos do Apóstolo não foram aceitos e apenas sete pessoas se converteram ao cristianismo. Estes eram conhecidos como os “Sete Conversos de Zaragoza”. As coisas mudaram quando a Santíssima Virgem apareceu ao Apóstolo naquela cidade, uma aparição conhecida como a Nossa Senhora do Pilar. A partir de então, a intercessão da Virgem fez com que os corações do povo se abrissem extraordinariamente para a evangelização da Espanha. 

Nos Atos dos Apóstolos descobrimos que ele foi o primeiro apóstolo martirizado. Ele morreu assassinado pelo rei Herodes Agripa I, em 25 de março de 41 d.C. (o dia em que a atual liturgia celebra a Anunciação). Segundo uma lenda, seu acusador se arrependeu antes de São Tiago ser morto, então ele também foi decapitado. São Tiago é conhecido como “o Maior”, distinguindo-o do outro Apóstolo, São Tiago, o Jovem. 

A tradição também relata que os discípulos de São Tiago recolheram seu corpo e o levaram para a Galícia (extremo noroeste da Espanha). Seus restos mortais estão na basílica construída em sua honra em São Tiago de Compostela. Na Espanha, São Tiago é o mais conhecido e o mais amado de todos os santos. Na América existem numerosas cidades dedicadas ao apóstolo no Chile, na República Dominicana, no Equador, em Cuba e outros países.