theotokos 01Quatro são os grandes personagens do Advento, na espera, na preparação e no anúncio do Deus que chega, do Senhor que se aproxima. O primeiro deles é o profeta Isaías. No Novo Testamento destacam Maria de Nazaré e seu esposo José e João Batista, autêntico protótipo do Advento.

“O grande pedagogo do Advento é Isaías. Teríamos que lê-lo com uma grande paz interior, deixando que sacuda nossas consciências dormidas, encoraja a esperança, anime à conversão, promova gestos claros de paz e de reconciliação entre os homens e entre os povos… Advento é também o mês de Maria, é liturgicamente o mais mariano que nenhum outro ao longo do ano. O ícone de Maria grávida, ou da expectativa, personifica a Igreja Mãe que está plena de Cristo e O põe como luz no mundo, para que o resto de seus irmãos habitem tranquilos até os confins da terra, pois Ele será a nossa paz” (cf. Mq 5,2-5).

“Maria de Nazaré é a estrela do Advento… Ela levou em seu ventre, com inefável amor de mãe, Jesus Cristo… Ela viveu um Advento de nove meses em seu colo materno e virginal, em sua mente e em seu coração… Que tempo belo de Advento!… Ela é a “mater spei”, o modelo de espera e de esperança. Soube, como ninguém, preparar um lugar para o Senhor, o Filho que florescia de suas entranhas… Nela se realizou a promessa de Israel, a esperança, depois, agora e para sempre da Igreja… Não deveria ser, pois, o mês de dezembro o mês de Maria?”(José Manuel Ponte)